Flexibilidade e qualidade na fabricação de aço na Brafer com software integrado de gestão de fabricação

Brafer começou no estado do Paraná em 1976 e conseguiu uma expansão contínua com 2 fábricas atualmente (Araucária-PR, e Rio de Janeiro-RG) e com vários escritórios  no Brasil. Com mais de 1.000 funcionários Brafer está entregando 30.000 tons de estruturas de aço na América do Sul para vários segmentos de mercado, tais como edifícios, estádios, plantas industriais (on e off-shore), mineração, fábricas de papel, armazéns, centros comerciais, torres e instalações petróleo & gás.

Brafer Após o início da segunda fábrica no Rio, a gestão Brafer se sensibilizou com as dificuldades organizacionais do dia a dia, pois utilizavam vários sistemas CAD diferentes, tanto internamente quanto aos projetos recebidos com detalhes para a fabricação de estruturas metálicas, tais como Tekla Structures, StruCAD, Tecnometal e AutoCAD . Pasquale S. Garofani Tsingos (diretor técnico) expressou: “a grande variedade de estruturas, o grande número de operações de fabricação (incluindo 25 máquinas CNC), distribuídos nas 2 fábricas obrigou-nos a repensar a nossa logística”. Vários aplicativos autônomos estavam em uso para gerenciar máquinas e fabricação de unidade (incluindo Soldagem), o nosso estoque se tornou caro demais causando problemas em custos e eficiência.

Brafer fez uma pesquisa global de fornecedores de soluções integradas para mudar fundamentalmente o seu apoio de TI dentro das 2 fábricas. Fazendo visitas a fabricantes na Europa provou que uma abordagem integrada, em que ao gestão integrada de todos os aspectos da produção é possível, desde que alguém tenha a coragem de substituir todas as soluções “ilha” com uma arquitetura com um banco de dados comum.

O software Steel Manager foi escolhido em 2009, após um período de intenso estudo e consultoria, foi implementado e ampliado desde então.